Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Mar amanheceu mais limpo

O evento foi capa de jornal


O 1° Dia da Limpeza Subaquática ACPS foi um sucesso.
No ultimo sábado, diversas pessoas se reuniram em Porto Belo com um único objetivo: livrar o mar, praias e costões do indesejável lixo.
A ação muito bem articulada contou com escoteiros, estudantes, mergulhadores e não mergulhadores, enfim, um grupo por terra, outro por água, seguiram no inicio da manhã a diversos pontos previamente escolhidos por serem conhecidos já pela grande concentração de lixo.
Uma grande escuna funcionou como barco mãe, onde o grosso do lixo era depositado por barcos menores, que por sua vez davam apoio ao pessoal de terra e aos mergulhadores.
O local em que mergulhamos (eu e o amigo Sandro Brame) juntamente com os companheiros da equipe Badejo Cego, foi a Ponta da Enseada, local muito frequentado por pescadores de linha.
Ao cair na água fria (aproximadamente 16°C) com pouca visibilidade, a surpresa foi grande, tamanha a quantidade e variedade de lixo que por ali havia.
Em toda vez que descia até o fundo, sempre voltava com as mãos cheias... garrafas, latas de cerveja, CD's, velas de carro, pedaços de rede, varas e molinetes de pesca quebrados, linhas de nylon, enfim... uma imundice!
Achei até uma saboneteira de banheiro,amarrada em uma linha de nylon...
Após 5 horas de mergulho voltamos ao ponto de encontro onde o lixo não parava de chegar.
A estimativa do total de lixo recolhido foi de aproximadamente 700kg, embora particularmente ache que passou muito de 1 tonelada.
Apesar do cansaço, foi um dia muito agradável... rever os amigos, contar umas "mentiras de pescarias" regadas a varias geladas.
Porém fica na cabeça aquela imagem do fundo marinho cheio de lixo e a pergunta: - Como existem pessoas capazes de jogar isto no mar? Como alguém que busca passar momentos agradáveis junto a natureza é capaz de tal atitude?
Tal como o trabalho de coleta de lixo deste fim de semana não precisaria ser realizado se todos tivessem consciência, a seguinte frase também não precisaria ser repetida tantas e tantas vezes: - Leve seu lixo!
Lembrando que todo o trabalho de mergulho foi realizado em apneia ou mergulho livre (sem uso de equipamentos auxiliares de respiração).

Nenhum comentário:

Postar um comentário