Páginas

sábado, 18 de setembro de 2010

Cleptomaniacas

As Fragatas, conhecidas popularmente também como tesourão, são facilmente encontradas nos céus da orla marinha da Ilha de Santa Catarina em vôo elegante.
Por não terem as penas impermeabilizadas, não podem entrar na água salgada, pois não conseguiriam voar novamente. Isto as leva a roubar o alimento de outros pássaros como atobás e gaivotas, que persegue e faz regurgitarem as presas, alcançando-a muitas vezes antes de tocar a água. Este comportamento chama-se cleptoparasitismo, e é tão marcante nestas aves que chegam a roubar até mesmo pequenos gravetos de outras fragatas para fazer seus ninhos.


Minha humilde mesa de trabalho


Certa vez, eu e um amigo, navegando próximo a Ilha das Aranhas, pudemos observar um grupo de aves (aproximadamente 30), entre eles  fragatas, atobás e gaivotas em perseguição a um pequeno passaro marinho semelhante a um painho. Após varias investidas dos atobás e gaivotas, o pequenino cansado pousou na água. Eis que surge um gavião e o agarra, e sai voando para a costa. Porém as fragatas perseguem-no e já ao longe, fazem-no largar a presa, que acredito ter sido devorada pelas fragatas.
Porém o comportamento oportunista das fragatas ajuda os pescadores a encontrar cardumes de grandes peixes predadores que costumam acompanhar para capturar pequenos peixes, que em fuga pulam fora dágua e são apanhados em vôos razantes precisos.



O macho infla o peito para atrair a fêmea.


No sul da ilha, costumam lavar-se nas Lagoas Pequena e do Pêri (água doce), dando vôos razantes e molhando-se levemente.
Já nas Ilhas Moleques do Sul, podem ser vistos em seus ninhos, muitas vezes com lindos filhotes cobertos de penugem.
 
Sobre a ilustração:

Aquarela Winsor & Newton Coatman, sobre Fabriano 50% algodão e retoques com lápis aquarelável Caran d'ache.
Utilizei como fonte, ilustração do livro The World Atlas of Birds, Gramercy Books, 2006, pag.98, além de fotos da internet e o livro Avifauna Brasileira de Thomas Sigrist, vol 1.

3 comentários:

  1. DOLITO!!
    TIO QUERIDO!!
    ADORO SUAS POSTAGENS, AGUARDO ANCIOSAMENTE CADA UMA!!
    E... PARABÉNS PELO SEU DIA!!EEEEEEEE FELICIDADES!! MUITO SUCESSO, ALEGRIA, SAÚDE!!
    E QUE VENHA UM ANO COM MUITOS MOMENTOS FELIZES E MUITAS REALIZAÇÕES!!
    VIVA!!
    PARABÉNS,
    PEPÊ

    ResponderExcluir
  2. Alexandre,
    Fico feliz em saber que mais um artista de talento começa a aparecer com belas ilustrações, parabéns!
    Um abraço,
    E. Brettas

    ResponderExcluir
  3. Ave, Dolito!

    Bom ver o teu trabalho a milhão! E aí, ainda está muito ocupado com o final de ano? Dá um toque!

    Abração
    Renato Rizzaro

    ResponderExcluir